• Dra. Camila Couto e Cruz

Em busca da autoconfiança

Pergunta rápida: na sua opinião, quais são os principais fatores que nos impedem de atingir aquela SUPER autoconfiança?

Aqui vai a minha reflexão sobre o tema:

A força motriz que nos levará a mudar, a crescer e a sorrir está dentro de nós mesmas. Sim, falo para as mulheres pois desde cedo a nossa confiança em nós mesmas como solucionadoras de problemas complexos foi desencorajada. A maioria de nós foi criada para esperar o príncipe encantado nos salvar, para esperar que, sendo uma boa Amélia (aquela que era mulher de verdade, lembra?) teríamos uma vida segura e próspera. Embora toda essa conversa tenha mudado um pouco na geração das meninas do fim dos anos 80 e início dos aos 90 - e a gente tenha sido mais incentivada a perseguir nossos próprios objetivos de vida do que a gerações anteriores - uma grande conquista profissional ainda é menos importante do que um "bom casamento" em muitas famílias.

Triste, né? Nos filmes de terror as mulheres continuam sendo as personagens perseguidas, observadas durante o banho... na vida real, isso se traduz no medo das ruas! E olha... o medo que aterroriza, que paralisa. O medo que nos faz pensar duas vezes na roupa que vamos usar, que nos faz deixar de pegar um uber ou um taxi. Esse medo que nos impede de sair para caminhar em alguns locais... o medo de viajar "sozinha" com outras meninas.

Hoje eu quero convidar VOCÊ a tomar consciência dos medos que estão te impedindo de florescer. Saiba que esse medo foi passado pela nossa cultura... mas não tem problema não. Hoje nós podemos ser quem quisermos... basta querer. Hoje você pode ser a pilota leva centenas de passageiros a diversos destinos, você pode ser a pedreira que bate uma laje como ninguém... você pode ser também a engenheira que constrói pontes, aquedutos. Você pode ser a lutadora de karatê que arrasa no tatame... pode ser também dona de casa se quiser, pode ser costureira, cozinheira, full-time mamãe. Está tudo certo! Hoje você pode ser o que você quiser! Hoje você PODE se libertar da herança patriarcal e saber que você pode ser quem você quiser, sem depender de ninguém para olhar para frente e saber que o SEU futuro está nas SUAS mãos.

Assim, eu te peço: só por hoje não sinta medo... olhe-se no espelho e acredite que todas as ferramentas para o seu SUCESSO estão dentro de você!

Camila Couto e Cruz

Psicóloga CRP 03/11150


#mudança #autoconfiança #sucesso #mulheres #feminismo

 

Copyright © 2020 Camila Couto e Cruz | Todos os direitos reservados