• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: "está chegando o natal, mas como está a minha saúde mental?"



É oficial! Dezembro chegou e logo ali na esquina está o fim de 2018. O natal se aproxima e, para quem mora fora do Brasil, essa é uma das épocas mais difíceis do ano. Já começamos a ouvir as músicas natalinas nas lojas e as propagandas na televisão já estão no clima de união, família e confraternização. Nas nossas cabecinhas, damos Graças a Deus por não ter que ouvir a Simone cantando, mas ao mesmo tempo, pensamos que valeria a pena só para estar junto a quem amamos. É comum que a saudade da família se torne ainda maior durante esse período, e que a distância de onde moramos até Brasil pareça triplicar.

Saudade, tristeza e melancolia são sentimentos naturais; fazem parte do pacote de escolhas que fizemos quando decidimos deixar a terrinha para trás. Se você já começou a se sentir um pouco triste, está tudo bem. A tristeza faz parte da vida e, assim como a alegria, também passa. Nos tempos de hoje, somos levados a crer que é nosso dever estar feliz o tempo todo, mas isso não é verdade. É preciso ter em mente que sentir-se para baixo é tão normal quanto estar com o astral lá nas nuvens. Porém, é preciso estar atento ao nível de tristeza e à maneira como esse sentimento está influenciando no seu dia a dia. Se você já não quer mais sair de casa, se está triste na maior parte do dia e sente que não há vontade de trabalhar, de fazer tarefas domésticas ou de se cuidar, é aconselhável procurar auxílio psicológico.

Você pode estar pensando “estou triste, mas não é para tanto”, porém cuidar da saúde mental é essencial para evitar que essa saudade e melancolia se transformem em algo mais sério. Por isso, além de fazer acompanhamento psicológico, há outras formas de ficar mais em paz consigo! Pensando em te ajudar nesse processo, eu criei um cronograma de atividades especialmente voltadas para promover o seu bem-estar nesse mês tão singular. Cadastre-se no meu site clicando no botão "Login/Registre-se" aqui e receba um e-mail contendo uma lista de trinta atividades para melhorar a sua saúde mental nesse período natalino.


Camila Couto e Cruz

CRP 03/11150

131 visualizações

©2018 by camilacoutoecruz. Proudly created with Wix.com