• Dra. Camila Couto e Cruz

Morando no exterior: O tão sonhado visto



Vocês já pararam para pesar quanto “sangue, suor e lágrimas” estão envolvidos na busca pelo tão sonhado visto de residência permanente ou – melhor ainda – na obtenção da cidadania do país de primeiro mundo? Com base na minha experiência pessoal morando no exterior, percebi que este assunto está presente em 10 de cada 10 conversas entre imigrantes e acabaram de se conhecer (risos). Para muitos, cada dia de trabalho, de estudo e de lazer estão inundados de pensamentos, discussões e esforços voltados para este objetivo final.


Quem acaba de chegar, em geral, ainda não está atento às regras do jogo; ainda está indeciso sobre o futuro... com o passar dos primeiros anos, as pessoas que se adaptam ao país começam a manifestar um desejo de ficar no exterior. Essas pessoas, então, começam a se dar conta de que precisam estar atentas aos caminhos para chegar à residência ou cidadania. Desse modo, dedicam-se a fazer cursos muitas vezes avessos às suas afinidades, mantém trabalhos que não apreciam, trabalham incontáveis horas... tudo em busca do tão sonhado visto.


Quanto stress está envolvido nesse processo? Quantas frustrações? Quantas mudanças nas regras de vistos de trabalho, de listas de profissões em demanda... quanta ansiedade isto tudo provoca? Ao longo da minha carreira como psicóloga clínica trabalhando com brasileiros que moram no exterior, eu já vi muita gente adoecer por conta desse sonho. E aí eu deixo a pergunta para você que me lê neste momento: até que ponto vale a pena? Até que ponto você está disposto(a) a sacrificar a sua saúde mental e física em troca de um sonho? Existem melhores possibilidades que você ainda não considerou?


O meu objetivo ao escrever esse texto é te fazer parar para pensar na sua saúde mental durante essa jornada... esteja certo(a) de que dificuldades existem em todos os lugares – seja no Brasil ou no exterior - mas se a busca pelo visto está contribuindo para o seu adoecimento físico ou psicológico, talvez esteja na hora de reavaliar os planos e se cuidar mais.


Entre em contato comigo se você acha que pode se beneficiar de um apoio psicológico nesse processo de realinhamento de metas, tomada de decisão e busca por mais paz interior. Atendo na modalidade online, então este pode ser o primeiro passo para você cuidar do seu bem-estar onde quer que você esteja.

87 views
 

Copyright © 2020 Camila Couto e Cruz | Todos os direitos reservados